29 DE ABRIL DE 2019
Comunicado do Grão-Mestre
Na semana passada Portugal celebrou 45 anos de liberdade e democracia.
Depois de tantos mais anos, em que o nosso país esteve mergulhado num regime sombrio e autoritário, onde muitos portugueses eram privados das mais elementares liberdades ou direitos e onde milhares de democratas, muitos deles maçons, eram perseguidos e presos pelas forças policiais do regime, em 25 de Abril de 1974 chegou finalmente o dia em que as portas da liberdade se abriram para um novo Portugal que havia de vir.
É esse Portugal livre o que nos dias de hoje festejamos e que continua afinal a precisar tanto e cada vez mais de nós.
Após 45 anos, a nossa democracia está ainda muito longe de ser perfeita. Existem sinais sérios e preocupantes, que nos deixam amargurados e que impõem aos portugueses, muito especialmente aos verdadeiros maçons, um trabalho duro e exaustivo na pedra bruta da corrupção e da incompetência, lutando de forma empenhada na construção de um Portugal mais fraterno, mais justo, honesto e competente.
Os obreiros da Grande Loja Soberana de Portugal estão conscientes e unidos nesse desígnio, num esforço fecundo e coletivo por Portugal e pela Humanidade.
Hoje e sempre, inspirados por grandes valores humanos e espirituais, em nome da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Viva Portugal. Viva o 25 de Abril!
João Pestana Dias
Grão-Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal