Maçonaria
A Maçonaria é uma das maiores e mais antigas organizações não-religiosas, não-políticas, fraternas e de filantropia do mundo.
O QUE É A MAÇONARIA?
A Maçonaria é uma das maiores e mais antigas organizações não-religiosas, não-políticas, fraternas e de filantropia do mundo. Baseia-se na alegoria bíblica da construção do templo de Salomão como uma imagem da própria humanidade para a qual um Maçom e construtor contribui como uma pedra viva para a sociedade humana. É para além disso uma sociedade universal, cujos membros cultivam os princípios de liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual.
O QUE É UM MAÇOM ?
É um homem nascido livre e de bons costumes, igualmente amigo do rico e do pobre, desde que sejam pessoas de bem. O valor individual deve ser apreciado em função das qualidades morais. Deve medir-se a estima de acordo com a constância e a energia que o homem emprega na prática do bem.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA MAÇONARIA?
Existem seis características básicas e fundamentais: a maçonaria é uma ordem iniciática (porque só entra quem se sujeitar a uma cerimónia de iniciação), ritualista (porque assenta em ritos e simbolismos), universal e fraterna (o objectivo último é o estabelecimento de uma fraternidade universal), filosófica (por procurar responder às interrogações profundas do ser humano) e progressista (porque visa o progresso da humanidade). Todos estes princípios assentam no livre pensamento e na tolerância, permitindo o aperfeiçoamento do homem, a edificação de uma sociedade justa e igualitária e o progresso da humanidade através da elevação moral e espiritual.
A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA?
Garantidamente, não. Os locais de reunião são do conhecimento público e, regra geral, visitáveis. Ainda assim, admitem que se trata de uma ordem íntima. Os ritos e encontros não são abertos ao público e só os membros têm conhecimento de certas práticas e saberes.
OS MAÇONS ACREDITAM EM DEUS?
Acreditam num grande arquitecto do mundo – cuja representação pode ser a que o maçom entender. Para os maçons católicos, será Deus. Para um maçom muçulmano, poderá ser Alá. Outros maçons não acreditam numa entidade revelada. A designação utilizada para abranger todas as formas diferentes de crença é a de “Grande Arquitecto Do Universo”.
QUAIS OS DEVERES DE UM MAÇOM?
Evitar o vício e praticar a virtude. Ele deve colocar acima de tudo a justiça e a verdade.
Valores Maçónicos
Liberdade
Amamos a liberdade por ser a pedra angular da nossa existência e a antítese de toda a tirania. Entendemos que um homem só é realmente livre, quando segue a voz da sua consciência e do seu coração, praticando o bem e vencendo com coragem o egoísmo, a ignorância e o preconceito.
Igualdade
Defendemos a igualdade como um valor fundamental para que todos os homens se reconheçam entre si como irmãos. Consideramos que só a plena harmonia entre direitos e deveres, no respeito integral pela pessoa humana, permite a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Fraternidade
Cultivamos a verdadeira fraternidade, construída em alicerces de paz, sabedoria e amizade. Honrando o trabalho, a virtude e praticando a solidariedade efetiva, caminhamos entre irmãos na construção do nosso templo interior e na busca incessante do aperfeiçoamento moral e espiritual.
As 12 Regras da Maçonaria Regular
Todos os Maçons são obrigados a respeitar e a cumprir fielmente as seguintes doze regras Maçónicas da Regularidade Universal:
- A Maçonaria é uma fraternidade iniciática que tem por fundamento tradicional a fé em Deus, Grande Arquitecto do Universo.
- A Maçonaria refere-se aos “Antigos Deveres” e aos “Landmarks” da Fraternidade, na óptica do respeito absoluto pelas tradições específicas da Ordem Maçónica, essenciais à regularidade da jurisdição.
- A Maçonaria é uma Ordem, à qual só podem pertencer homens livres e de bons costumes, que se comprometem a pôr em prática um ideal de paz.
- A Maçonaria visa, também, a elevação moral da Humanidade inteira, através do aperfeiçoamento moral dos seus membros.
- A Maçonaria impõe, aos seus membros, a prática exacta e escrupulosa dos ritos e do simbolismo, meios de acesso ao conhecimento pelas vias espirituais e iniciáticas que lhe são próprias.
- A Maçonaria impõe a todos os seus membros o respeito das opiniões e crenças de cada um. Ela proíbe-lhes no seu seio toda a discussão ou controvérsia, política ou religiosa. É um centro permanente de união fraterna, onde reina a tolerante e frutuosa harmonia entre os homens, que sem ela seriam estranhos uns aos outros.
- Os Maçons prestam os seus juramentos sobre o Volume da Lei Sagrada, a fim de lhes dar um carácter solene e sagrado, indispensável à sua perenidade.
- Os Maçons reúnem-se, fora do mundo profano, em Lojas onde estão sempre expostas as três grandes luzes da Ordem: o Volume da Lei Sagrada, um Esquadro e um Compasso, para aí trabalharem segundo o ritual do rito, com zelo e assiduidade e conforme os princípios e regras prescritas pela Constituição e pelos regulamentos gerais da Obediência.
- Os Maçons só devem admitir nas suas Lojas homens de honra, maiores de idade, de boa reputação, leais e discretos, dignos de serem bons irmãos e aptos a reconhecer os limites do domínio do homem, e o infinito poder do Eterno.
- Os Maçons cultivam nas suas Lojas o amor da Pátria, a submissão às leis e o respeito pela Autoridade constituída. Consideram o trabalho como o dever primordial do ser humano e honram-no sob todas as formas.
- Os Maçons contribuem, pelo exemplo activo do seu comportamento viril, digno e são, para o irradiar da Ordem, no respeito do segredo maçónico.
- Os Maçons devem-se mutuamente, ajuda e protecção fraternal, mesmo no fim da sua vida. Praticam a arte de conservar em todas as circunstâncias a calma e o equilíbrio indispensáveis a um perfeito controle de si próprio.