21 de Abril – Dia de Tiradentes e Dia do Avistamento

Assinalam-se hoje 229 anos sobre a morte do Alferes Jose Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes.

Herói Nacional do Brasil e Líder do movimento revolucionário conhecido como a “Inconfidência Mineira”, Tiradentes foi militar do Exército Português, nascido no Estado de Minas Gerais, de pai natural de Portugal e mãe natural da Colónia do Brasil.

Tiradentes e o símbolo do movimento da Inconfidência Mineira, movimento revolucionário de inspiração declaradamente maçónica e cujos princípios orientadores de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” pretendiam nortear a implantação de uma República Constitucionalista no actual Estado de Minas Gerais.

Assinalam-se hoje igualmente 521 anos sobre o primeiro avistamento dos Sinais da Terra do Brasil por parte da Armada de Pedro Álvares Cabral, Cavaleiro da Ordem de Cristo sucessora da Ordem do Templo em Portugal.

Trata-se de uma coincidência que pelo seu elevado valor maçónico importa destacar e difundir, razão pela qual o Grão-Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal aqui presta a sua Homenagem a estes dois Heróis e a todo o povo irmão do Brasil, assinalando a importância que o nosso Rito Português atribui a estas ímpares figuras da Historia do Brasil, de Portugal e de toda a Comunidade Luso-Brasileira espalhada pelas quatro partidas do Mundo.

Viva Tiradentes !
Viva Pedro Alvares Cabral !
Viva o Brasil !
Viva Portugal !