SOBERANA condecora programa de Ajuda Humanitária para Venezuela – VENEXUS

17 DE OUTUBRO DE 2020

A Grande Loja Soberana de Portugal condecorou a VENEXUS com o Grau de Grande-Oficial da Ordem Honorífica Bandarra, pelo seu trabalho humanitário em prol da humanidade e das pessoas, em especial dos Venezuelanos e portugueses que mais precisam de ajuda. A Soberana criou a condecoração ”Ordem Honorária de Bandarra” para assinalar os excepcionais feitos em prol da Humanidade, a pessoas, instituições ou afins, de carácter não maçónico.

Bandarra ou Gonçalo Annes Bandarra foi um sapateiro e profeta português do Século XVI, autor de Trovas messiânicas que ficaram posteriormente ligadas ao sebastianismo e ao milenarismo português. O regresso da era Prometida, 5º Império ou era do Espírito Santo, ou seja, a Fraternidade Universal no fim dos tempos.

Como livre pensador, Bandarra foi perseguido pela inquisição, mas sua visão de um futuro relacionado à Jerusalém celestial permaneceu no tempo.

A Ordem de Bandarra foi criada para homenagear e condecorar os “não-maçons” que trabalham com os mesmos objetivos e visão maçônica, no mesmo sentido inicial e espiritual.