Nasceu a Organização Maçónica Internacional

No passado dia 18 de Março de 2022, a Organização Maçónica Internacional (OMI) formalizou a sua constituição.

A Organização Maçónica Internacional é uma organização sem fins lucrativos que reúne varias Grandes Potências/Obediências Maçónicas que se encontram distribuídas por todo o mundo e que decidiram fundar uma instituição inovadora, que cumpra todos os pontos de Regularidade Maçónica, mas que seja verdadeiramente universal e que não esteja condicionada por imperativos de política menor e onde exista Liberdade para todos, não existindo assim uma obediência maçónica que tenha hegemonia sobre as outras.

A Escritura realizou-se num Cartório Notarial em Lisboa, devidamente credenciado para o efeito. Estando formalmente constituída, a OMI está pronta para realizar o seu trabalho, marcando de forma harmoniosa e agregadora, mas também firme e integra a Nova Maçonaria Regular do Século XXI .

A Presidência para o primeiro biénio da sua existência, ficará a cargo da Grande Loja Soberana de Portugal na pessoa do seu Grão-Mestre, Abílio Alagôa da Silva, tendo como seus Vices e responsáveis pelas diversas zonas territoriais os Grão-Mestres das restantes Potências Regulares fundadoras.

Um dado curioso acerca da data da constituição oficial da OMI – 18 de Março – trata-se de um dia de grande significado para o mundo maçónico, pois neste mesmo dia em 1314, o último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, Jacques DeMolay foi queimado vivo nas mãos de Filipe IV. A sua Morte dramática concedeu-lhe a Vida Eterna.

O mundo está em constante mudança e a Maçonaria tem que se assumir cada vez mais como uma organização dinâmica de princípios e valores, aperfeiçoando todos os irmãos e inspirando a humanidade.