Mensagem de Condolências do Grão-Mestre pelo falecimento de Jorge Sampaio

10 de Setembro 2021

É com grande pesar que tomo conhecimento do falecimento do ex. Presidente da República Portuguesa, Sua Exª. Dr. Jorge Sampaio.
Portugal vê hoje desaparecer um dos nomes grandes da política democrática.
É costume dizer-se dos grandes políticos que a sua vida se confunde com a do tempo histórico que viveram.
Em 1961, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Na Universidade, desenvolveu uma relevante actividade académica, iniciando, assim, uma persistente acção política de oposição à Ditadura. Sampaio Lutou pela liberdade antes e depois do 25 de abril, aderiu ao PS em 1978 e chegou a líder do partido em 1989. Na mesma altura, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.
Jorge Sampaio foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

 

 Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado, em 2006, enviado especial para a Luta contra a Tuberculose pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre 2007 e 2013, foi o alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
Jorge Sampaio presidia atualmente à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, que o próprio fundou em 2013, com o objetivo de contribuir para a resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás e sem acesso à educação.
Jorge Sampaio foi um Grande Português. 
Neste momento de luto e de dor nacional, apresento a toda a Família e amigos próximos, em nome da Grande Loja Soberana de Portugal e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela incomensurável perda sofrida.

Abílio Alagôa da Silva
Grão Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal