Marco Histórico na Maçonaria Europeia: Soberana assina Manifesto de Saragoça

Foi no dia 21 de Outubro, em Saragoça que nasceu a COMRE. A Cerimónia de Assinatura do ‘Manifesto de Saragoça’ para a criação da Confederação das Obediências Maçônicas Regionais da Europa (COMRE) contou com 14 Potências Maçónicas e Supremos Conselhos de toda a Europa. A missão do COMRE é promover a unidade maçónica na Europa, defendendo firmemente os valores europeus de respeito pela dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e respeito pelos direitos humanos.

A Maçonaria é uma instituição filantrópica, filosófica e progressista cujo propósito é a busca da verdade, o estudo da moralidade e a prática da solidariedade. Sob estas premissas, os maçons juntam-se aos pioneiros do europeísmo no seu compromisso com o ideal expresso no lema adoptado pela União Europeia: ‘In varietate concordia’, que se traduz como ‘Unidade na Diversidade’. Desta forma, a Confederação das Obediências Maçónicas Europeias (COMRE) nasce para unir forças em torno de valores e princípios democráticos como um baluarte contra qualquer forma de totalitarismo.

A SOBERANA assumiu o núcleo de Fundadores e a vice presidência da COMRE na firme crença de que este projecto se identifica com os valores maçónicos, com o DNA da SOBERANA e com a nossa visão do que deve ser a Maçonaria no futuro próximo, principalmente num momento em que o mundo atravessa uma crise de valores e necessita das referências maçónicas mais do que nunca.