5 DE MAIO DE 2020
Atravessamos tempos, que se revêm na frase do nosso grande Poeta Luis de Camões: “ Por Mares Nunca Dantes Navegados”.
Hoje, dia 5 de Maio, celebra-se pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. As previsões apontam para 400 milhões de falantes em 2050 e 500 milhões em 2100.
Tomando como base as línguas faladas como língua materna, o português é a quarta língua mais falada no mundo, a seguir ao mandarim, ao inglês e ao espanhol. Seguramente, o português é falado por todo o mundo por mais de 260 milhões de pessoas, em todos os continentes.
O Português é também o idioma mais falado no hemisfério sul, graças ao Brasil. Mas cada vez mais as previsões baseiam-se sobretudo no crescimento dos falantes em África.
As previsões apontam para uma alteração da geografia predominante da língua portuguesa, que deverá começar a manifestar-se na segunda metade deste século.
Mantendo-se no hemisfério sul, passará da América Latina para África, estimando-se que Angola e Moçambique venham a multiplicar por seis e por cinco as respetivas populações.
Numa linha temporal relativamente curta à escala da presença humana na Terra, três continentes deverão ter-se sucedido no comando demográfico da língua portuguesa – a Europa com Portugal, a América Latina com o Brasil e África com Angola e Moçambique. Esta evolução é muito relevante para a presença da língua portuguesa entre as línguas estratégicas de futuro em que a colocam vários estudos.
A GRANDE LOJA SOBERANA DE PORTUGAL orgulha-se em ser a Obediência do Rito Português.
“A minha Pátria é a lingua Portuguesa”
— Fernando Pessoa