Comunicado sobre ataque a Centro Ismailita em Lisboa

A Grande Loja Soberana de Portugal vem expressar sua mais profunda solidariedade para com a comunidade ismaelita e as famílias das vítimas do ataque covarde que ocorreu esta manhã no Centro Ismaili de Lisboa. A SOBERANA repudia de forma veemente todo o tipo de intolerância religiosa contrária aos princípios maçónicos e da tradição portuguesa.

Como instituição que preza a tolerância, a diversidade e o diálogo, a Grande Loja Soberana de Portugal condena firmemente todo e qualquer ato de violência e discriminação contra grupos religiosos ou minorias étnicas. É preciso lembrar que a nossa sociedade é plural e que cada cidadão tem o direito de professar sua fé e de viver em paz, sem temer a violência ou a perseguição.

Que possamos todos trabalhar juntos para construir uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária, onde a tolerância e o respeito às diferenças sejam valores fundamentais. Como disse Fernando Pessoa ” Há três assassinos que devemos combater sempre: “A Ignorância; o Fanatismo e a Tirania” .

Neste sentido, expressamos a nossa solidariedade para com a comunidade ismaelita em Portugal, em particular o Imamat Ismaili e o seu representante Nazim Ahmad, assim como o Príncipe Aga Kahn.