6 DE FEVEREIRO DE 2020
Seguindo as práticas mais actuais da Maçonaria mundial, à semelhança da United Grand Lodge of England (ver série Inside the Freemasons na Netflix) e a propósito da reportagem “Segredos Maçónicos”, emitida hoje, dia 6 de Fevereiro de 2020, pela RTP 1 no programa “Linha da Frente”, a Grande Loja Soberana de Portugal declara seguir de forma escrupulosa os 12 Landmarks da Regularidade Maçónica.
Nesse sentido importa referir que as Senhoras presentes no nosso Templo o fizeram a convite de uma Sessão Branca, onde a prática ritualística não existe. Este tipo de sessões é perfeitamente Regular e não constitui nenhum óbice à prática da Maçonaria Regular que defendemos. A Grande Loja Soberana de Portugal aceita apenas Homens como seus Obreiros.
É também importante notar que algumas das imagens de maior privacidade, como a chamada “Cadeia de União”, foram captadas em “situação de encenação”, ou seja, não foram captadas durante uma sessão ritual, onde isso nunca seria permitido.
A Grande Loja Soberana de Portugal assume-se desde a sua consagração, como a Nova Maçonaria Portuguesa.
Somos uma forma nova e moderna de viver a Maçonaria, preparada para os desafios do séc. XXI, ancorada na história, mas virada para o entendimento de como os valores maçónicos universais podem florescer e dar sentido às mais importantes questões filosóficas do nosso tempo.
A abertura gradual da nossa Obediência à Sociedade Civil é a nossa contribuição à Maçonaria Portuguesa, para a dignificação do nome do Maçom em Portugal.